Assim que você decidir reformar sua casa, a primeira coisa é ter claro o motivo da reforma. Se vai ampliar os ambientes, mudar a estética da casa ou fazer reparos de infraestrutura, como instalação elétrica e hidráulica. O planejamento e o projeto exigem um tempo de desenvolvimento. Faça uma lista do que deseja na sua casa. Pense em como os espaços serão usados e a necessidade de todos que irão morar na casa. A partir dessa lista analise o orçamento disponível para a reforma. Preveja uma folga de aproximadamente 15% para imprevistos na obra. Importante: Se a reforma for muito grande, considere alugar um apartamento provisório e local para deixar os móveis existentes.
Muitas pessoas acham que encontrar um pedreiro ou empreiteiro é o primeiro passo, mas um profissional de arquitetura será capaz de ajudar a colocar tudo no papel, a organizar tudo que precisa antes da obra e como definir o orçamento. Através de um projeto de interiores elaborado por um arquiteto é possível prever gastos desnecessários e definir as melhores escolhas e quantidade dos materiais, como revestimentos, luminárias, louças, metais, etc. A contratação de um profissional, apesar de ser um custo a mais, evita gastos desnecessários e pode compensar o investimento, uma vez que com um bom projeto em mãos, a obra será feita da melhor forma possível. Por isso, nunca comece uma reforma sem fazer um planejamento. Um projeto bem feito pode reduzir em 25% o custo de uma obra.
Faça boas escolhas
Sempre evite o famoso “já que”. “Já que vou trocar uma torneira, porque não trocar da casa toda?, “Já que vou trocar o piso, porque não trocar o revestimento de parede?”. Quando for comprar os acabamentos ou móveis é aconselhável visitar as lojas e verificar a cor, a textura e o conforto, pois catálogos online podem ter alterações. Escolha materiais ou móveis de boa qualidade, verifique se o produto é adequado para local a ser instalado ou decorado, se é de fácil limpeza e manutenção e a durabilidade.
A escolha dos materiais influencia em todo projeto, portanto nunca pense isoladamente nos itens, como escolher primeiro o piso da cozinha e depois o da sala, pois o resultado final pode não ser o esperado. Os revestimentos, objetos e mobiliários precisam formar uma composição e ser proporcionais ao ambiente, é preciso pensar de forma global. As habilidade de faça você mesmo contam muito na hora da reforma, opara quem não é muito habilidoso, não é recomendado tentar logo em época de reforma, talvez valha mais a pena procurar e garimpar móveis e objetos decorativos diferentes. Deixe o faça você mesmo para aquilo que você consegue fazer.
Comentários