Escolha uma Página

Quer reformar ou decorar e não sabe por onde começar? Não tem ideia do que vai precisar? Se os seus sonhos cabem no orçamento ou no espaço do seu imóvel? Por onde começar? Essas (e muitas outras) são as dúvidas de muitas pessoas que decidem fazer uma reforma, redecorar o apartamento inteiro ou simplesmente dar um visual novo para um único ambiente.Primeiros passos

Assim que você decidir reformar sua casa, a primeira coisa é ter claro o motivo da reforma. Se vai ampliar os ambientes, mudar a estética da casa ou fazer reparos de infraestrutura, como instalação elétrica e hidráulica. O planejamento e o projeto exigem um tempo de desenvolvimento. Faça uma lista do que deseja na sua casa. Pense em como os espaços serão usados e a necessidade de todos que irão morar na casa. A partir dessa lista analise o orçamento disponível para a reforma. Preveja uma folga de aproximadamente 15% para imprevistos na obra. Importante: Se a reforma for muito grande, considere alugar um apartamento provisório e local para deixar os móveis existentes.

Muitas pessoas acham que encontrar um pedreiro ou empreiteiro é o primeiro passo, mas um profissional de arquitetura será capaz de ajudar a colocar tudo no papel, a organizar tudo que precisa antes da obra e como definir o orçamento. Através de um projeto de interiores elaborado por um arquiteto é possível prever gastos desnecessários e definir as melhores escolhas e quantidade dos materiais, como revestimentos, luminárias, louças, metais, etc. A contratação de um profissional, apesar de ser um custo a mais, evita gastos desnecessários e pode compensar o investimento, uma vez que com um bom projeto em mãos, a obra será feita da melhor forma possível. Por isso, nunca comece uma reforma sem fazer um planejamento. Um projeto bem feito pode reduzir em 25% o custo de uma obra.

Faça boas escolhas

Sempre evite o famoso “já que”. “Já que vou trocar uma torneira, porque não trocar da casa toda?, “Já que vou trocar o piso, porque não trocar o revestimento de parede?”. Quando for comprar os acabamentos ou móveis é aconselhável visitar as lojas e verificar a cor, a textura e o conforto, pois catálogos online podem ter alterações. Escolha materiais ou móveis de boa qualidade, verifique se o produto é adequado para local a ser instalado ou decorado, se é de fácil limpeza e manutenção e a durabilidade.

A escolha dos materiais influencia em todo projeto, portanto nunca pense isoladamente nos itens, como escolher primeiro o piso da cozinha e depois o da sala, pois o resultado final pode não ser o esperado. Os revestimentos, objetos e mobiliários precisam formar uma composição e ser proporcionais ao ambiente, é preciso pensar de forma global. As habilidade de faça você mesmo contam muito na hora da reforma, opara quem não é muito habilidoso, não é recomendado tentar logo em época de reforma, talvez valha mais a pena procurar e garimpar móveis e objetos decorativos diferentes. Deixe o faça você mesmo para aquilo que você consegue fazer.

FONTE: Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
Matéria:  http://www.bonde.com.br/casa-e-decoracao/construcao/o-que-fazer-antes-de-comecar-uma-reforma-448273.html
Icone Whatsapp